
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que espera “finalizar alguma coisa” sobre o futuro do TikTok em uma conversa com o líder chinês, Xi Jinping, nesta sexta-feira (19). Em uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, Trump reiterou que a unidade americana da plataforma de vídeos passará a ser de “propriedade exclusiva de investidores totalmente americanos”.
Trump destacou o “grande valor” da plataforma e mencionou que os investidores na unidade americana do TikTok estão entre os maiores do mundo. Ele também surpreendeu ao afirmar que os EUA receberão uma “taxa” no acordo. “Estamos fazendo isso em conjunto com a China, mas estamos recebendo uma tremenda ‘taxa extra’, eu chamo de taxa extra, apenas por viabilizar o acordo”, disse o presidente, sem fornecer detalhes sobre o valor ou a natureza desse pagamento.
A declaração de Trump ocorre em um momento de intensa negociação sobre a proibição do TikTok nos EUA. As discussões entre os dois líderes, que, segundo a mídia americana, ocorrerão às 10h (horário de Brasília), podem ser decisivas para o futuro da plataforma no país.