CAPA LANDING PAGE 07.07 (2)

12 de agosto de 2025

EUA ESTENDE TRÉGUA TARIFÁRIA COM A CHINA POR MAIS 90 DIAS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (11) uma ordem executiva que estende por mais 90 dias a suspensão das altas tarifas sobre produtos chineses. A medida, divulgada pela CNBC, foi assinada pouco antes do prazo anterior expirar, evitando que as tarifas voltassem aos patamares de abril, quando a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo estava em seu auge.

A decisão de Trump, que já era esperada após a última rodada de negociações em Estocolmo, na Suécia, mantém a trégua que havia sido estabelecida em maio por um período de 90 dias. A extensão do prazo sinaliza que as negociações comerciais entre as duas potências continuarão. O movimento evita um aumento imediato dos custos para importadores e consumidores e mantém o canal diplomático aberto.

Em um desdobramento relacionado, Trump sinalizou que estaria aberto a permitir que a Nvidia vendesse uma versão “reduzida” de seu chip de inteligência artificial mais avançado, o Blackwell, para a China. “É possível que eu faça um acordo” para um processador Blackwell “um pouco aprimorado — de forma negativa”, disse ele, sugerindo que a empresa teria que “tirar de 30% a 50% dele”. A Nvidia não comentou as declarações.

Essa afirmação foi feita ao mesmo tempo em que Trump confirmou um acordo separado e incomum com a Nvidia e a Advanced Micro Devices (AMD). Segundo o acordo, ambas as empresas podem vender seus chips de IA menos avançados, o H20 (Nvidia) e o MI308 (AMD), para a China, desde que paguem 15% da receita gerada por essas remessas ao governo dos EUA.

RENTABILIDADE E GESTÃO DE RISCO

Escolha a assessoria de investimentos mais qualificada de acordo com o seu perfil de investidor

plugins premium WordPress